O Livre-arbítrio é real?



Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço.
Romanos 7:15

"Definir livre-arbítrio como “fazer o que se quer” é contrário à realidade. Pois as pessoas nem sempre fazem o que querem, nem desejam sempre fazer o que fazem." Manual de Apologética" do autor Norman Geisler

Concordar com este conceito pode ser uma forma de confortar o coração para minimizar o peso da responsabilidade de uma ação ou escolha indevida. Percebi esta armadilha enganosa quando quase concordei, mas meditando melhor, algo me chamou atenção.

Penso que, quando alguém decide fazer o que não tem vontade, está usufruindo do seu livre arbítrio, ainda mais levando em consideração que a vontade é um sentimento. O momento decisivo de cada ação ou escolha é quando a consciência fala, o Espírito Santo fala, e o indivíduo sensível a estas vozes, decide assumir ou não o que ouviu, e fazer como deve ser feito, ou, ignorar e seguir em frente fazendo o contrário do que a consciência ou o Espírito determina.
É neste momento então, que se faz o uso do livre-arbítrio.

Obedecer nem sempre é fácil, mas não se arrisque enganando a si mesmo pensando que a sua vontade é a melhor escolha e lá na frente tudo ficará bem. O livre-arbítrio é real e suas consequências podem ser boas (quando obedecemos) ou ruins (quando desobedecemos). A escolha e responsabilidade são suas.

Luciana Souza


arbítrio 
ar.bí.trio 
sm (lat arbitriu1 Resolução que depende só da vontade. (Dicionário Michaelis)

arbítrio 
(latim arbitrium, -ii
s. m.
1. Sentença de árbitro.
2. Parecer, juízo, opinião, vontade, determinação que não dependem de regra, praxe ou lei, mas da prudência ou rectidão da pessoa. = ALVEDRIO
ao arbítrioÀ mercê, à discrição. (Dicionário Píberam da Língua Portuguesa)

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!

amung

 
Serva & Nada Mais © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops